Para que seu projeto possa ser inscrito na EXPOCIT é preciso que ele tenha um plano de pesquisa, um diário de bordo (ou caderno de campo) e um resumo simples. Se o seu projeto for finalista da EXPOCIT ele precisará ter também um relatório sintético de pesquisa e um pôster.
Abaixo segue informações para que você possa preparar todos os documentos que o seu projeto precisa para participar da EXPOCIT e de outras feiras de ciências no Brasil. Consulte no final desta página a tabela de áreas e subáreas da EXPOCIT e veja qual é a área de seu projeto!
Dicas para Redação do Plano de Pesquisa (Dicas da FEBRACE)
Questão ou problema identificado:
O item “Questão ou problema identificado” deve ser capaz de responder a pelo menos uma das questões abaixo:
· Qual é seu objetivo?
· Qual é a ideia que você está tentando testar?
· Qual é a pergunta científica que você está tentando responder?
· Quais são os problemas de sua comunidade?
· Quais são as necessidades?
· O que poderia ser melhorado?
· Defina e descreva o problema escolhido.
· Reduza o problema focando em um aspecto específico.
Hipótese ou objetivo de engenharia:
A hipótese do projeto ou objetivo de engenharia do projeto deve descrever de forma geral:
· Como seu projeto pode demonstrar seu propósito ou objetivo.
· A previsão dos resultados do experimento.
· A criação de alternativas de soluções para resolver o problema.
· A avaliação das alternativas (o que elas têm de bom, o que elas têm de ruim?)
Metodologia
Na metodologia você deve:
· Explicar como será executada a sua pesquisa ou experimento e como irá testar sua hipótese.
· Identificar as variáveis (elementos do experimento que mudam para testar a hipótese) e os controles (elementos do experimento que não mudam).
· Especificar como as medidas dos resultados vão provar ou refutar sua hipótese.
· Listar os materiais e os equipamentos que serão utilizados.
· Listar soluções ao seu problema e detalhar o que você fará para chegar à solução escolhida, descrevendo como a solução será implementada.
Lembrete: Durante o projeto, registre sempre no Diário de Bordo do projeto todas as observações, os dados e resultados. Estes podem ser medidas, descrições ou anotações.
Referências Bibliográficas
Nas referências bibliográficas você deve inserir as três referências mais importantes para o seu projeto utilizando as normas bibliográficas da ABNT.
Resumo Simples
O resumo simples de seu projeto deve conter no máximo 2000 caracteres (com espaços) e incluir: objetivo, procedimentos, resultados obtidos e conclusões. Pode ser usado um parágrafo para cada item ou um único parágrafo.
Diário de Bordo
O diário de bordo, ou caderno de campo, é um caderno ou pasta em que o estudante deve registrar e organizar cronologicamente todas as informações do seu projeto, desde as suas primeiras idéias e reflexões para a escolha do tema. O diário de bordo deve conter:
- registro detalhado e preciso de todos os fatos ocorridos ao longo do projeto;
- registro das datas e locais das investigações;
- registro de todos os procedimentos e testes realizados e dos resultados obtidos;
- entrevistas e consultas;
- referências bibliográficas, utilizando as normas bibliográficas da ABNT.
- registro das datas e locais das investigações;
- registro de todos os procedimentos e testes realizados e dos resultados obtidos;
- entrevistas e consultas;
- referências bibliográficas, utilizando as normas bibliográficas da ABNT.
Pôster (Dicas da FEBRACE)
O pôster do seu projeto deve ser uma ferramenta visual explicativa, que apresenta sucintamente os objetivos, o desenvolvimento, os resultados e conclusões de seu projeto. O pôster de apresentação do projeto deve ter no máximo 0,9 m de largura x 1,2 m de altura, você pode optar também por usar um painel composto por diversas folhas A4, contendo estas informações. Na elaboração do pôster do seu projeto seja criativo, disponha as informações de forma atrativa e de fácil leitura. Não se esqueça de colocar os créditos nas imagens utilizadas!
Relatório Sintético de Pesquisa (Dicas da MOSTRATEC)
O relatório sintético de pesquisa tem por objetivo transmitir sucintamente com clareza e precisão o desenvolvimento da pesquisa, suas limitações, as conquistas, a análise dos dados obtidos, as conclusões e recomendações. O relatório sintético deve conter no máximo 15 páginas, com a seguinte estrutura:
-capa (contendo nomes dos alunos, orientadores, escola e projeto);
-resumo (resumo simples de 2000 caracteres);
-lista de ilustrações (se houver);
-lista de tabelas (se houver);
-lista de abreviaturas e siglas (se houver);
-lista de símbolos (se houver);
-sumário.
1. Introdução
-apresentação do tema e sua delimitação; pequeno histórico do problema; problema; justificativa; hipóteses; objetivos (geral e específicos).
2. Metodologia (ou Materiais e Métodos)
-início e término da pesquisa (conforme cronograma e caderno de campo);
-local da pesquisa e descrição;
-delineamento da pesquisa;
-variáveis (se for o caso); definição conceitual, operacional e controle das variáveis, indicadores usados; população e sistema de amostragem; instrumentos de coletas de dados, equipamentos e materiais;
-procedimentos: descrição das etapas, técnicas, normas e procedimentos usados para a coleta de dados;
-descrição dos métodos de análise, avaliação, validação, tratamento estatístico dos dados obtidos, etc.
3. Resultados e Discussões
-mostrar os resultados e fazer uma discussão sobre o significado.
4. Conclusão
5. Referências Bibliográficas
Anexos (opcional)
-resumo (resumo simples de 2000 caracteres);
-lista de ilustrações (se houver);
-lista de tabelas (se houver);
-lista de abreviaturas e siglas (se houver);
-lista de símbolos (se houver);
-sumário.
1. Introdução
-apresentação do tema e sua delimitação; pequeno histórico do problema; problema; justificativa; hipóteses; objetivos (geral e específicos).
2. Metodologia (ou Materiais e Métodos)
-início e término da pesquisa (conforme cronograma e caderno de campo);
-local da pesquisa e descrição;
-delineamento da pesquisa;
-variáveis (se for o caso); definição conceitual, operacional e controle das variáveis, indicadores usados; população e sistema de amostragem; instrumentos de coletas de dados, equipamentos e materiais;
-procedimentos: descrição das etapas, técnicas, normas e procedimentos usados para a coleta de dados;
-descrição dos métodos de análise, avaliação, validação, tratamento estatístico dos dados obtidos, etc.
3. Resultados e Discussões
-mostrar os resultados e fazer uma discussão sobre o significado.
4. Conclusão
5. Referências Bibliográficas
Anexos (opcional)
Tabela de Áreas e Subáreas da EXPOCIT
Categoria (código em negrito) | Categoria (código em negrito) | ||
EXA | Ciências Exatas e da Terra | 101 Matemática 102 Probabilidade e Estatística 103 Ciência da Computação 104 Astronomia | 105 Física 106 Química 107 Geociências 108 Oceanografia |
BIO | Ciências Biológicas e da Saúde | 201 Biologia Geral 202 Genética 203 Botânica 204 Zoologia 205 Ecologia 206 Morfologia 207 Fisiologia 208 Medicina 209 Odontologia 210 Farmácia 211 Enfermagem 212 Medicina Veterinária | 213 Bioquímica 214 Biofísica 215 Farmacologia 216 Imunologia 217 Microbiologia 218 Parasitologia 219 Zootecnia 220 Nutrição 221 Saúde Coletiva 222 Fonoaudiologia 223 Fisioterapia e Terapia Educacional 224 Educação Física |
ENG | Engenharia | 301 Civil 302 Minas 303 Materiais e Metalúrgica 304 Elétrica 305 Mecânica 306 Química 307 Sanitária 308 Florestal 309 Alimentos | 310 Produção 311 Nuclear 312 Transportes 313 Naval e Oceânica 314 Aeroespacial 315 Biomédica 316 Recursos Pesqueiros e Pesca 317 Agrícola 318 Agronômica |
SOC | Ciências Sociais, Comportamentais e Artes | 401 Filosofia 402 Sociologia 403 Antropologia 404 Arqueologia 405 História 406 Geografia 407 Psicologia 408 Direito 409 Administração 410 Economia 411 Arquitetura e Urbanismo 412 Planejamento Urbano e Regional 413 Demografia | 414 Educação 415 Ciência Política 416 Teologia 417 Linguística 418 Letras 419 Artes 420 Ciência da Informação 421 Museologia 422 Comunicação 423 Serviço Social e Economia Doméstica 424 Desenho Industrial 425 Turismo |
Baseada na divisão de áreas e subáreas da FAPERJ.