Critério
|
Descrição
(a
avaliação busca responder as questões abaixo sobre os critérios
de avaliação)
|
Valor
(0 a 10,
com no máximo uma casa decimal)
|
NOTA
|
CRIATIVIDADE
|
|
10
|
|
INOVAÇÃO
|
Tendo
em vista que os estudantes estão no ensino médio, qual é o
grau de inovação do projeto ou da solução?
O
projeto propõe ou implementa alguma solução inovadora?
O
estudante demonstra inovação nas questões levantadas e
resolvidas?
|
10
|
|
HABILIDADE
|
O
estudante possui o conhecimento adequado sobre o uso de métodos,
técnicas, equipamentos, materiais, de sistemas computacionais
para a obtenção dos dados coletados?
Onde
a pesquisa foi desenvolvida? O estudante recebeu suporte de
especialistas, professores, pais ou outras pessoas? O suporte e
orientação recebidos foram suficientes e adequados para o
projeto desenvolvido pelo estudante?
Qual
a origem dos equipamentos utilizados no projeto? (foram
construídos, emprestados, alugados ou estão no laboratório
onde o estudante desenvolveu o projeto.)
O
procedimento foi adequado para responder à questão ou ao
objetivo do projeto?
|
10
|
|
CLAREZA
|
O
estudante é capaz de apresentar com clareza os objetivos,
procedimentos e conclusões do projeto? (diferencie compreensão
real do conteúdo e informações decoradas)
O
material escrito reflete o conhecimento do estudante sobre o
projeto?
As
fases de desenvolvimento do projeto foram apresentadas de forma
ordenada?
A
apresentação oral foi bem organizada e coerente?
O
projeto foi totalmente desenvolvido pelo estudante, ou ele obteve
ajuda externa? Caso o projeto seja parte de uma pesquisa maior, a
contribuição do estudante foi bem definida?
|
10
|
|
PROFUNDIDADE
|
O
resultado apresentado pelo estudante compreende o escopo de
pesquisa proposto inicialmente?
A
abordagem é compatível para essa faixa etária?
O
estudante mostra conhecimento do tema, não apenas informações
decoradas?
O
problema foi solucionado?
As
conclusões foram baseadas em vários ou em apenas um único
experimento?
Quanto
tempo o estudante levou para desenvolver o projeto?
O
estudante pesquisou referências científicas sobre o problema
estudado?
|
10
|
|
PÔSTER
|
O
planejamento visual explica o projeto investigado apresentando de
forma sucinta: o problema investigado; a hipótese ou objetivo; o
desenvolvimento e os resultados; a conclusão.
As
imagens utilizadas são devidamente creditadas?
O
estande é visualmente agradável, isto é, as informações são
apresentadas de forma coerente e atrativa?
|
10
|
|
RELATÓRIO
SINTÉTICO
|
O
estudante foi capaz de relatar sua pesquisa de forma clara e
suficiente para explicar o projeto?
Os
resultados foram adequadamente apresentados e analisados? A
conclusão é coerente com objetivos, hipóteses e resultados?
A
linguagem usada no relatório foi adequada?
|
10
|
|
APRESENTAÇÃO
ORAL
|
O
estudante foi capaz de organizar as informações relevantes
sobre o desenvolvimento e resultados de seu projeto?
O
estudante apresentou conhecimento real sobre o assunto estudado?
O
estudante apresentou o projeto com segurança?
O
estudante esteve pronto para esclarecer detalhes sobre o tema ou
os objetos da pesquisa?
O
discurso foi direto, sem repetição de idéias?
|
10
|
|
TOTAL
|
80
|
|
Avaliação
complementar para concessão de prêmios especiais
O projeto
se destaca em algum critério abaixo? (se sim, atribua uma nota de 0
a 10)
Relevância
Social _______
Empreendedorismo _______
Rigor
Científico _______
Diário
de Bordo _______
Inovação _______
O projeto
é inovador, criativo e utiliza adequadamente uma metodologia para
participar de outra feira de ciências? __________________
Parâmetros
sugeridos para atribuição de notas
9,5 a 10: Excelente: o critério avaliado supera as
expectativas para o nível de formação.
8,5 a
9,5: Muito bom: o critério avaliado foi plenamente atendido.
7,0 a
8,5: Bom: o critério avaliado foi bem desenvolvido.
5,0 a 7,0: Regular: o critério foi parcialmente atendido,
pode ser significativamente melhorado.
3,0 a 5,0: Não atinge os requisitos (fraco): no
critério avaliado houve muitas falhas, grandes modificações ou
novas elaborações são necessárias.
0,0 a 3,0: Insuficiente: justificar resumidamente no verso da
ficha de avaliação.