• Avaliação



    Critério
    Descrição
    (a avaliação busca responder as questões abaixo sobre os critérios de avaliação)
    Valor
    (0 a 10, com no máximo uma casa decimal)
    NOTA
    CRIATIVIDADE
    • O projeto demonstra habilidade criativa e originalidade nas seguintes questões:
      • na solução do problema pesquisado?
      • na análise e interpretação dos dados e informações levantadas?
      • na utilização de recursos, métodos e equipamentos?
      • na criação ou desenvolvimento do protótipo?
      • na viabilização da solução proposta?
    • O estudante demonstra criatividade diante dos possíveis problemas encontrados no desenvolvimento do projeto?
    10

    INOVAÇÃO
    • Tendo em vista que os estudantes estão no ensino médio, qual é o grau de inovação do projeto ou da solução?
    • O projeto propõe ou implementa alguma solução inovadora?
    • O estudante demonstra inovação nas questões levantadas e resolvidas?
    10

    HABILIDADE
    • O estudante possui o conhecimento adequado sobre o uso de métodos, técnicas, equipamentos, materiais, de sistemas computacionais para a obtenção dos dados coletados?
    • Onde a pesquisa foi desenvolvida? O estudante recebeu suporte de especialistas, professores, pais ou outras pessoas? O suporte e orientação recebidos foram suficientes e adequados para o projeto desenvolvido pelo estudante?
    • Qual a origem dos equipamentos utilizados no projeto? (foram construídos, emprestados, alugados ou estão no laboratório onde o estudante desenvolveu o projeto.)
    • O procedimento foi adequado para responder à questão ou ao objetivo do projeto?
    10

    CLAREZA
    • O estudante é capaz de apresentar com clareza os objetivos, procedimentos e conclusões do projeto? (diferencie compreensão real do conteúdo e informações decoradas)
    • O material escrito reflete o conhecimento do estudante sobre o projeto?
    • As fases de desenvolvimento do projeto foram apresentadas de forma ordenada?
    • A apresentação oral foi bem organizada e coerente?
    • O projeto foi totalmente desenvolvido pelo estudante, ou ele obteve ajuda externa? Caso o projeto seja parte de uma pesquisa maior, a contribuição do estudante foi bem definida?
    10

    PROFUNDIDADE
    • O resultado apresentado pelo estudante compreende o escopo de pesquisa proposto inicialmente?
    • A abordagem é compatível para essa faixa etária?
    • O estudante mostra conhecimento do tema, não apenas informações decoradas?
    • O problema foi solucionado?
    • As conclusões foram baseadas em vários ou em apenas um único experimento?
    • Quanto tempo o estudante levou para desenvolver o projeto?
    • O estudante pesquisou referências científicas sobre o problema estudado?
    10

    PÔSTER
    • O planejamento visual explica o projeto investigado apresentando de forma sucinta: o problema investigado; a hipótese ou objetivo; o desenvolvimento e os resultados; a conclusão.
    • As imagens utilizadas são devidamente creditadas?
    • O estande é visualmente agradável, isto é, as informações são apresentadas de forma coerente e atrativa?
    10

    RELATÓRIO SINTÉTICO
    • O estudante foi capaz de relatar sua pesquisa de forma clara e suficiente para explicar o projeto?
    • Os resultados foram adequadamente apresentados e analisados? A conclusão é coerente com objetivos, hipóteses e resultados?
    • A linguagem usada no relatório foi adequada?
    10

    APRESENTAÇÃO ORAL
    • O estudante foi capaz de organizar as informações relevantes sobre o desenvolvimento e resultados de seu projeto?
    • O estudante apresentou conhecimento real sobre o assunto estudado?
    • O estudante apresentou o projeto com segurança?
    • O estudante esteve pronto para esclarecer detalhes sobre o tema ou os objetos da pesquisa?
    • O discurso foi direto, sem repetição de idéias?
    10

    TOTAL
    80


    Avaliação complementar para concessão de prêmios especiais

    O projeto se destaca em algum critério abaixo? (se sim, atribua uma nota de 0 a 10)

    Relevância Social _______
    Empreendedorismo _______
    Rigor Científico _______
    Diário de Bordo _______
    Inovação _______

    O projeto é inovador, criativo e utiliza adequadamente uma metodologia para participar de outra feira de ciências? __________________

    Parâmetros sugeridos para atribuição de notas

    9,5 a 10: Excelente: o critério avaliado supera as expectativas para o nível de formação.
    8,5 a 9,5: Muito bom: o critério avaliado foi plenamente atendido.
    7,0 a 8,5: Bom: o critério avaliado foi bem desenvolvido.
    5,0 a 7,0: Regular: o critério foi parcialmente atendido, pode ser significativamente melhorado.
    3,0 a 5,0: Não atinge os requisitos (fraco): no critério avaliado houve muitas falhas, grandes modificações ou novas elaborações são necessárias.
    0,0 a 3,0: Insuficiente: justificar resumidamente no verso da ficha de avaliação.

     

    Expocit

    A Exposição de Ciência e Tecnologia, abreviadamente EXPOCIT, é um movimento de incentivo aos jovens do ensino fundamental, médio e técnico no desenvolvimento de projetos científicos nas mais diversas áreas das ciências e engenharia.

    Inscrições

    Para inscrição do projeto será necessário o resumo simples (com no máximo 2000 caracteres) e o plano de pesquisa do projeto, além de informações dos alunos, da escola onde o projeto é desenvolvido e do professor orientador.

    Local

    A 4ª edição da EXPOCIT será realizada entre os dias 6 e 8 de novembro de 2013 no Instituto Federal Fluminense, que fica localizado na:
    Rodovia Amaral Peixoto, KM 164 - Imboassica
    Macaé - RJ, 27973-030
    (22) 2773-6530

    Exibir mapa ampliado